sábado, 10 de agosto de 2013

Policiais

O último mês foi uma festa policial. O Homem que via o Trem passar, do Georges "10.000" Simenon, Ripley Subterrâneo, da talentosa Highsmith, Continental Op, do etílico Hammett.


O Homem que via o Trem passar conta a história de Kees Popinga (Eu achei que era zueira, mas não, o nome é esse mesmo), um escriturário , muito diferente de Bartleby, que vê seu confortável mundinho ruir, ao saber que seu patrão irá fugir para o exterior, forjar a própria morte e falir a empresa.

Como Simenon prefere Paris, ele faz Kees fugir da Holanda e enfrentar o comissário Lucas(que parece ter assumido o cargo de Maigret na Quai des Orfèvres) em uma caçada humana pelas sarjetas parisienses.

O mais legal é que o editor diz, na contra-capa do livro que este é um livro não-policial.

Ripley Subterrâneo é o segundo da Riplíada, a saga do sociopata mais legal do mundo. Tom está sussa em uma vila no interior da França(que inveja) e tudo vai bem, obrigado. Mas...

Ele recebe uma ligação de Londres, e fica que sabendo que seu esquema da venda de quadros de Derwatt que morreu faz tempo, e misteriosamente pinta do além) ameaça entrar areia, agora que um cliente está vindo da América para por tudo em pratos limpos. É merda na certa.

Excelente livro, que li em menos de uma semana, puxando o freio de mão(os livros que gosto leio mais devagar, quando dá).

O último de hoje é o Continental Op, de Dashiell Hammett. O detetive mais casca-grossa do hard-boiled estrela 7 contos muito empolgantes. Op não fuma cachimbo, não cultiva begônias, não gosta de gatos, não analisa expressões corporais e se o investigado começar a encher o saco ele desce a porrada. Um mimo.

Seus contos devem ser lidos com um impermeável ou um avental de açougueiro usado, porque o sangue espirra longe. O último, Morte em Farewell, que foi filmado quase linha a linha em The Another Thin Man, com o Powell e a Loy no papel dos carismáticos Nick e Nora Charles.

Interessante foi que eu vi o filme uma semana antes de ler o conto e com três ou quatro parágrafos a cópia já estava autenticada e mais do que confirmada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário